Comitês de Estudo

C1 - Desenvolvimento de Sistemas Elétricos e Economia

Métodos de análise para o desenvolvimento dos sistemas elétricos de potência e economia, métodos e ferramentas para análise estática e dinâmica, aspectos e métodos de planejamento nos vários contextos, estratégias de gerenciamento de ativos.

C2 - Operação e Controle de Sistemas

Estudos e análises das condições técnicas, logísticas e institucionais requeridas para operação segura e econômica de sistemas de potência, contemplando os seguintes aspectos: controle de sistemas e de equipamentos; controle geração-carga; planejamento da operação; avaliação de desempenho; centros de controle; treinamento de operadores; requisitos de segurança contra colapso de sistemas, danos em equipamentos e falhas humanas.

C3 - Desempenho Ambiental de Sistemas

Identificação e avaliação dos impactos ambientais de equipamentos e dos sistemas elétricos e os métodos usados para gerenciá-los.

C4 - Desempenho de Sistemas Elétricos

Métodos e ferramentas para análise de sistemas de potência, com ênfase nos regimes dinâmicos e transitórios e nas interações entre o sistema de potência com seus equipamentos e subsistemas, bem como com outras instalações. Os seguintes tópicos de interesse são definidos: Qualidade de energia, Compatibilidade e interferência eletromagnética, Coordenação de isolamento de linhas e subestações, Descargas atmosféricas e Modelos e ferramentas para análise numérica do desempenho de sistemas de potência.

C5 - Mercados de Eletricidade e Regulação

Estruturas de mercado e regulação na indústria de emergia, formação de preços e tarifas de emergia, economia de emergia e do meio ambiente, comercialização de emergia, gestão de riscos, gestão pelo lado da demanda, estruturas de financiamento, aspectos regulatórios e econômicos de energias renováveis e redes inteligentes (smart grids).

C6 - Sistemas de Distribuição e Geração Distribuída

Avaliação do impacto técnico de novas características de distribuição sobre a estrutura e operação do sistema: desenvolvimento da geração distribuída, dispositivos para armazenamento de energia, gerenciamento pelo lado da demanda e eletrificação rural.

Promoção

Apoio Organizacional

Patrocinadores